quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Como acessar a IP Camera a partir da Internet

Depois que publiquei o artigo Clone da Camera IP Wireless Foscam FI8908W muitas pessoas me perguntam como configurar a câmera e o modem/roteador para que seja possível visualizar as imagens a partir da Internet. Neste artigo explicarei como fazer isso.

Vou mostrar a configuração de uma câmera Foscam FI8908W ligada a um modem/router GVT Power Box conectado a um acesso ADSL. Você pode ter outros modelos de modem/router, dependendo de seu provedor ou do equipamento que você mesmo adquiriu. Os conceitos envolvidos (abrir portas, configurar ddns, fixar IP etc)  serão os mesmos, mas obviamente as telas de configuração podem não corresponder aos seus equipamentos.

Toda e qualquer comunicação na Internet exige três informações: O endereço IP do computador origem (aquele que está iniciando a comunicação), o endereço IP do computador destino (aquele que será acessado) e o serviço que está sendo acessado, por exemplo HTTP (sites web),  HTTPS (web criptografada), FTP (transferencia de arquivo), SMTP (e-mail) etc etc.

Ante de começar a configuração você precisa entender alguns conceitos:

1) Endereço IP Público
É o endereço IP que o seu provedor de Internet vai fornecer para o seu modem/roteador. Esse IP é chamado de público porque ele é único na Internet e pode ser localizado e acessado de qualquer lugar. Um endereço IP é um número no formato nnn.nnn.nnn.nnn, por exemplo um dos endereços públicos do www.google.com é 177.99.189.231

2) Endereço IP Privado 
São os endereços IP usados pelos computadores na rede interna de sua casa ou de uma empresa. Por questões de segurança esses endereços normalmente não são acessíveis a partir da Internet (você não quer um hacker acessando o seu computador, não é mesmo?). Em redes domésticas os endereços privados normalmente estão na faixa 192.168.nnn.nnn

3) TCP e Porta de serviço.
Os serviços na Internet são identificados por números de portas. Assim, HTTP corresponde a porta TCP 80, HTTPS usa a porta TCP 443, SMTP (e-Mail) usa a porta TCP 25 e por ai vai. TCP significa Transmission Control Protocol e é um dos protocolos da Internet.  Existem outros protocolos como por exemplo o UDP - User Datagram Protocol mas neste artigo vamos nos preocupar apenas com os serviços TCP. 

Um detalhe importantíssimo:  A maioria dos provedores bloqueia acessos com destino ao seu IP público nas portas mais conhecidas, afinal de contas você é um usuário doméstico e não deveria ter servidores de conteúdo em casa! No caso de empresas, elas pagam bem mais caro por um link de Internet com IP Fixo e sem restrições de portas.

4) NAT - Network Address Translation
Quando você acessa um site na Internet, obviamente espera receber de volta a página acessada, não é? Mas como o site da Internet  consegue mandar a página de volta, se o seu computador está na rede interna e portanto tem um IP privado? A resposta é tradução de endereços. Quando seu computador acessa o site na Internet, o seu modem/roteador substitui o endereço IP privado do seu computador pelo endereço IP público fornecido pelo provedor, e só então envia a solicitação para o site na Internet. Dessa forma o site responde para o IP público. A resposta chega no seu modem/roteador, que conhece o IP privado do computador que fez a solicitação e portando pode entregar a resposta ao computador correto na rede interna.

5) Hostname e DNS
Hostname é o nome atribuído a um endereço IP. Quando você acessa www.google.com  o seu computador primeiro consulta um serviço chamado DNS - Domain Name Service. Esse serviço traduz os nomes para os correspondentes endereços IP. O provedor de Internet fornece o serviço DNS para seus clientes.

6) DDNS - Dynamic Domain Name Service
Como o nome indica, DDNS é uma variação do serviço DNS. Ele permite que o IP correspondente a um hostname seja alterado de forma fácil e rápida, por isso o termo "dinâmico".  Existem vários provedores de DDNS na Internet e a maioria oferece o serviço básico de forma gratuíta.

7) IP Dinâmico e DHCP
Você já sabe que cada dispositivo ligado a uma rede precisa de um endereço IP. Mas seria muito trabalhoso se tivessemos de configurar o endereço em cada dispositivo individualmente, certo? Imagine se o seu provedor de Internet tivesse de configurar o IP publico de cada modem/roteador  na casa de cada cliente. A possibilidade de conflito de endereços, erro de digitação, alteração pelo cliente etc seria muito alta. Dessa forma foi criado o Dynamic Host Configuration Protocol - DHCP que nada mais é do que um protocolo que faz toda a configuração automaticamente, quando você liga o seu computador, modem, smartphone, roteador ou qualquer dispositivo que esteja ligado a uma rede (seja ela privada ou pública). Existe um servidor DHCP em cada rede, que mantém a tabela dos IPs em uso, quando foram fornecidos e por quanto tempo eles serão válidos. Nas redes domésticas quem faz o papel de servidor DHCP é o modem/roteador.

Agora que você já sabe o básico sobre o funcionamento da Internet, talvez já tenha percebido alguns obstáculos que impedem a sua câmera de ser acessada pela Internet. Vamos listar todos eles:

1) Sua câmera está na rede interna, e portanto tem um IP privado dinâmico fornecido pelo DHCP do modem/router.
2) Você acessa a câmera pela porta HTTP (TCP 80) e provavelmente seu provedor de Internet está bloqueando acessos ao seu IP público nessa porta.
3) O seu modem/roteador impede acessos com origem na Internet destinados aos IPs privados.
4) O IP público do seu modem/roteador também é dinâmico e vai trocar de tempos em tempos.


Agora vamos resolver cada um dos problemas acima:

1) Sua câmera está na rede interna, e portanto tem um IP privado dinâmico fornecido pelo DHCP do modem/router.

Se a câmera ficar trocando de IPs você não vai conseguir acessá-la nem mesmo a partir da rede interna, a menos que abra as configurações do modem/router e descubra qual IP está em uso neste momento. Para evitar isso, você deve fixar o endereço IP da câmera.

Essa configuração varia muito dependendo do modelo de modem ou router que você possui. No router
GVT PoweBox voce deve acessar a tela "Rede Local" e escolher a opção "DHCP".

(Clique nas imagens para ampliar)



A tela acima mostra informações importantes. Primeiro, ela informa que a faixa de endereços dinâmicos reservada ao DHCP vai de 192.168.25.2 até 192.168.25.240. Ela também mostra a lista de IPs atualmente em uso. Em outros modem/routers você talvez tenha de consultar essas informações em duas ou mais telas.

Eu sei que a minha câmera é o dispositivo com IP 192.168.25.2. Como eu descobri isso? Simples, basta acessar o endereço http://192.168.25.2 e verificar se aparece a tela de login da câmera.

Aqui eu tenho duas opções. Ou eu configuro o DHCP do modem/router para fornecer sempre o IP 192.168.25.2 para a câmera, ou eu entro nas configurações da câmera e configuro ela para usar um IP que esteja fora da faixa reservada ao DHCP.

Opção 1: Fixar o IP no DHCP do modem/router:
Para isso, basta informar o MAC address da câmera (disponível na lista de dispositivos conectados) e informar também o IP que eu desejo fixar.  Veja como fica a tela acima, após fixar o IP 192.168.25.2 para o MAC address 00:0d:c5:d0:48:00 da minha câmera:


A opção 1 é a minha preferida pois a única informação necessária é o MAC address da câmera, que o próprio modem/router já fornece. Além disso, não é preciso configurar nada na câmera.

Opção 2: Fixar o IP na própria câmera:
Essa opção é ligeiramente mais difícil, pois você precisa escolher um IP que NÃO faça parte da faixa do DHCP. No exemplo abaixo eu escolhi 192.168.25.250. Além disso, você precisa saber os endereços do default gateway, subnet mask e do DNS server. Esses endereços irão variar dependendo do seu modem/router e provedor Internet.

A configuração é feita na câmera, acessando "Basic Network Settings":


Mais uma vez, lembre-se: você só precisa fixar o IP em um dos dispositivos, ou seja , ou escolhe a opção 1, ou escolhe a opção 2. Não faça as duas ao mesmo tempo. 

2) Você acessa a câmera pela porta HTTP (TCP 80) e provavelmente seu provedor de Internet está bloqueando acessos ao seu IP público nessa porta.

Como já informei acima, os provedores normalmente bloqueiam acessos destinados ao seu IP público na porta TCP 80, que é necessária para acessar a interface WEB da câmera. Como não é possível liberar a porta TCP 80 lá no provedor, a solução é escolher uma outra porta qualquer que esteja livre. Eu sugiro testar a porta TCP 8080. No próximo passo vamos configurar essa porta alternativa.

3) O seu modem/roteador impede acessos com origem na Internet destinados aos IPs privados.

Você precisa configurar um "forwarding"  ou "encaminhamento"  no seu modem/roteador. Dessa forma, o visitante da Internet acessará o IP público e o modem/roteador encaminhará o tráfego para o IP privado, e vice-versa.  No GVT Power Box isso é feito na tela "Encaminhamento de Portas".

Eu criei uma regra de encaminhamento chamada "IPCam" para direcionar acessos TCP na porta 8080 (porta escolhida no item anterior) para o endereço privado da câmera,  192.168.25.2 (que o modem chama de computer-3 neste exemplo)  na porta 80. O IP de origem fica em branco, pois assim o modem/router entende que se trata do seu próprio IP público, ou seja o IP dinâmico recebido do provedor.



Antes de continuar é preciso testar se toda a configuração acima esta ok. Acesse o site http://www.canyouseeme.org/ para descobrir o seu atual IP público e também testar se o redirecionamento de portas está ok. No campo "What Port?"  preencha com a porta que você escolheu e clique em "Check Your Port". No meu caso é 8080:


Repare que o site informa que a porta 8080 está acessível. Se ao invés disso você receber uma mensagem de erro, revise todas as configurações acima. Se mesmo assim continuar bloqueada, significa que o provedor está bloqueando a porta que você escolheu. Neste caso, escolha outra e altere o redirecionamento de porta no modem/router.

UMA DICA:
Se você tentar acessar o seu IP público na porta 8080 (ou seja, se tentar algo como http://186.213.135.8:8080) a partir do seu próprio computador localizado na mesma rede da câmera o acesso não funcionará! O redirecionamento só funcionará quando o acesso tiver origem fora da sua rede. É por isso que eu indiquei o site CanYouSeeMe.org para realizar o teste.

Se você quer garantir que a camera está acessível, peça a um amigo para acessar a URL completa no formato http://nnn.nnn.nnn.nnn:8080) onde nnn.nnn.nnn.nnn é o seu atual IP público. Seu amigo deverá ver a tela de login da câmera.


4) O IP público do seu modem/roteador também é dinâmico e vai trocar de tempos em tempos.
Agora que tudo funciona, precisamos configurar o DDNS para facilitar o acesso a câmera. Afinal, você não quer acessá-la pelo IP que troca todo dia, correto?

A solução é simples. Escolha um provedor de DDNS compatível com o seu modem/roteador, crie uma conta lá e configure a atualização dinâmica do DNS.

No GVT Power Box é possível usar o serviço No-IP.org, que é free e funciona muito bem. A configuração de uma conta no No-IP.org está além do objetivo deste artigo, mas basicamente você deve acessar http://no-ip.org e selecionar a opção "Personal Use". A seguir selecione o serviço "No-IP Free"  e crie um usuário, senha e hostname para a sua câmera. Após criar a conta você receberá uma confirmação por e-mail e poderá acessar o seu cadastro.

No primeiro acesso, escolha a opção "Update Host"  e configure conforme abaixo, usando obviamente o seu hostname e o seu IP público.


Reparem que eu marquei a opção "Port 80 Redirect". Isso permitirá o acesso à URL  http://gelson.no-ip.org  e o no-ip vai converter em http://186.213.135.8:8080

Ainda falta configurar o modem/router para atualizar o IP público toda vez que ele trocar. No GVT Power Box isso se faz dessa forma:


Observação: A Câmera também possui uma tela para configuração de DDNS, porém as opções lá são bastante limitadas. Na minha câmera as opções são DynDns.org que é um serviço pago, 3322.org e Oray.net. Estes últimos apresentam páginas em caracteres asiáticos, impossíveis de serem compreendidas.

Parabéns, voce completou a configuração. Agora já pode acessar a sua câmera a partir da Internet usando a URL http://seunome.no-ip.org. Lembre-se que os acessos só funcionam de fora da sua rede doméstica. Para acessar a câmera de dentro da rede continue usando o endereço IP fixo que você definiu no passo 1.

Em caso de dúvidas perguntem nos comentários abaixo.


403 comentários:

  1. Parabens pelo post, venho quebrando a cabeca faz algum tempo, mas agora consegui resolver uma parte do problema. A questao e a seguinte, tenho camera Ip e uma central Multimidea Xtreamer Pro http://www.xtreamer.net/2012/xtreamer-pro-special-edition.html, agora nao consigo, colocar os dois para acessar remotamente. Como consegueria. Na realidade consegui colocar o Xtreamer para acesso remoto, mas as cameras estao dando erro. Nao consigo liberar as portas. Como faco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembre-se que você tem apenas um IP público, por isso para acessar dois dispositivos (câmera e xtreamer) você terá que usar portas diferentes. Neste caso você não poderá usar a opção "Port 80 redirect" na configuração do no-ip, que eu mostrei no passo 4 do artigo. Assim você pode acessar http://nome.no-ip.org:8080 para cair na camera e http://nome.no-ip.org:9090 para cair no xtreme. Obviamente voce pode escolher portas diferentes da 8080 e 9090. Também tem que fazer duas regras de redirecionamento no modem/roteador adsl, para que cada porta externa vá para o IP privado correspondente a cada equipamento.

      Excluir
    2. Olá Gelson, tenho um modem powerbox e conectado a ele tenho um roteador sem fio. Como faço para acessar duas câmeras estão conectado na rede sem fio?

      Excluir
    3. É só seguir as intruções do artigo, e criar uma regra para cada camera. Voce pode usar por exemplo a porta 8080 para uma e a 9090 para a outra.

      Excluir
  2. Bom trabalho Gelson, parabéns! Porém, tenho uma dúvida, na porta de destino eu deixo a 80? Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de qual ponto da configuração voce se refere. Na camera voce deixa a porta 80 sim. No modem, voce seta a porta origem como 8080 ( ou qualquer outra) e a porta destino como 80. E no no-ip voce seta a porta 8080 e usa a opção "port 80 redirect" exatamente como mostrei nas imagens.

      Excluir
  3. cara, quebrei tanto a cabeça pra conseguir colocar a camera pra acessar pela internet. Se eu tivesse acessoa esse post antes...muito bem explicado e simplificado. Parabéns. Agora estou com um novo problema. Comprei uma nova camera. Estou com duas. Uma fica ligada ao cabo de rede. A outra é wirelles. Já estão conficuradas. Acontece que, quando ligo as duas, elas ficam caindo a conexão. Por exemplo: eu acesso a que está configurada na porta 82, aparece a imagem, mas alguns segundos depois ela cai a conexão, só´daí eu consigo acessar a que está na porta 84. O mesmo ocorre com esta. Alguns segundos depois cai a conexão, abrindo para a outra camera. Nunca consigo acessar as duas ao mesmo tempo. Se quiser ter uma transmissão permanente tenho q desliga ruma das duas. Consegue identificar o problema?
    Meu modem é um Belkin.

    Desde já agradecido.

    Daniel Brum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo indica que é um conflito de endereço IP. Certifique-se de que ambas estão com IPs fixos diferentes.
      A outra possibilidade, bem mais improvavel seria ambas as cameras terem o mesmo endereço MAC, mas isso não deveria acontecer já que o MAC vem de fabrica e obrigatoriamente deve ser único para cada equipamento produzido. Eu só citei essa possibilidade por que estamos tratando com câmeras clonadas feitas na China, então não dá pra descartar isso...

      Excluir
  4. Obrigado isso me ajudou demais. Graças a você consegui ^^

    ResponderExcluir
  5. Qual porta usar para o FTP? Estou usando a 21 e não vai nem com reza... Já ativei DMZ, no-ip, redirecionamento de porta... será que tem como dar um help?

    Consigo logar apenas com o ip do computador da rede local xxx.xxx.xxx.xxx:21, sendo que não consigo acessar este mesmo ip de outro computador da mesma rede...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor explique melhor o que voce está tentando fazez. A camera IP não aceita acesso via FTP.

      Excluir
    2. Na verdade estou tentando configurar um servidor FTP caseiro. Configurei o FileZilla Server, configurei o no-ip assim como você fez, exceto por ter escolhido DNS HOST (A), entrei nas configurações do modem da GVT (powerbox), ativei o DMZ que abre as principais portas, desativei firewall tanto do windows quanto do ESET, e não consigo acessar de um computador externo da rede.

      ps.: tirei o redirecinamento no modem e deu pra olhar de outros computadores da rede.

      Excluir
    3. Configurar um FTP server na rede interna é possível, mas extremamente trabalhoso, por dois motivos:
      1) O seu provedor com certeza bloqueia acessos na porta 21, portando você tem que usar outra.
      2) O protocolo FTP utiliza várias portas, inclusive dinâmicas. A porta 21 é usada no login e transmissão de comandos e a comunicação ocorre no sentido cliente -> servidor. A porta 20 é usada para transmissão das respostas (por exemplo a saída de um comando DIR) no sentido servidor -> cliente e quando você faz uma transferencia de arquivos uma outra porta é randomicamente alocada a partir da 1024. Se você configurar o FTP server para trabalhar em modo passivo, ai a porta 20 deixa de ser necessaria, mas as outras permanecem. No modem voce tem que fazer o forwarding da porta que vai substituir a 21 e tambem de um range de portas altas (digamos 1024 a 1034 pra permitir umas dez conexoes). No FTP server tem que configurar o modo passivo e o mesmo range de portas dinamicas.

      Excluir
  6. Valeu... usei uma porta alta e foi...

    ResponderExcluir
  7. ola, primeiramente, quero agradecer seu tutorial me ajudou MUITO acho que consegui praticamente tudo, sua explicação coube exatamente para o que eu precisava fazer inclusive com o power box da GVT, porem é onde esta um único problema que estou enfrentando no momento, fiz tudo conforme você mencionou, porém para configurar no power box o DDNS que não esta dando certo, fiz minha conta no NO-IP coloquei certo la o no-ip nome de usuario senha e o hostname completinho porem quando habilito e salvo, ele só fica no status "inicializando" quando vou para algum outro menu e volto para a rede local e DNS Dinâmico, ele só fica como status "Desabilitado" mesmo estando na opção habilitado e não fica com status habilitado. tem idéia por que não habilita o DDNS do power box ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho, no meu PowerBox funcionou perfeitamente. Você precisa garantir que o usuário, senha e hostname configurados no PowerBox são os mesmos criados no no-ip. Outra coisa.... ao criar a conta no-ip, você recebe um email para confirmar o cadastro. Depois voce tem que fazer um primeiro acesso pela interface WEB deles e selecionar a opção Update Host para configurar o IP pela primeira vez, ok? Só assim sua conta no-ip será realmente habilitada.

      Excluir
  8. ola Gelson, novamente venho aqui para dizer que consegui resolver o meu problema do DDNS no Power Box, eu tive a brilhante ideia de tirar os caracteres especiais da senha que eu tinha na conta do NO-IP, atualizei no power box e reiniciei o powerbox, pois bem ele em fim habilitou o serviço, de qualquer forma quero MAIS UMA VEZ te agradecer meu muito obrigado por ter feito este tutorial foi o único que realmente conseguiu tirar algumas duvidas que eu tinha, tem algumas que na hora que eu estava tentando configurar surgiram mas foi resolvendo por conta mesmo fazendo teste, assim é que conseguimos na persistência paciência com testes erros tentando novamente de outra forma até descobrir assim cheguei la ficou perfeitinho sem depender de um cliente instalado em algum pc ligado isso é otimo... agora quero adquirir outra câmera e fazer o mesmo procedimento e deixar outros pontos monitorados... grande abraço obrigado mais uma vez...

    ResponderExcluir
  9. Muito Bom. consegui configurar aqui. Mas gostaria que funcionasse na rede interna tambem.

    Eu tinha velox OI aqui e funcionava. Saberia dizer pq so funciona externamente?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na rede interna você deve acessar pelo IP Interno (provavelmente na faixa 192.168.x.x). Voce não pode usar o nome definido no no-ip porque esse nome resolve para o IP externo.

      Excluir
  10. Olá Gelson, minha pergunta é a seguinte: É necessário ter sempre um pc conectado com a câmera ip foscam, ou posso ligar a câmera direto no modem e assim deixar o pc desligado e ainda assim conseguir acessar as câmeras de fora da rede. E que vou viajar e não gostaria de deixar o pc ligado, apenas o modem com a câmera. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A camera IP funciona sozinha! Não precisa deixar o PC ligado!
      Voce só usa o PC (ou tablet, smartphone etc) quando quer ver a imagem ao vivo.

      Agora, se você quer gravar as imagens, ai precisa de um PC ligado para gravar.

      Excluir
  11. GELSON, PARABÉNS PELO TEXTO-AULA! MUITO DIDÁTICO!

    AGORA VEJA: TODOS OS TESTES OK. PORTAS, DDNS, CAN YOU SEE ME, ETC MAS AINDA NÃO CONSIGO ABRIR A CAMERA NA CONEXÃO EXTERNA. A PÁGINA CARREGA MAS NÃO ABRE AS OPÇÕES ACTIVEX. QUANDO TESTO NO SITE ANONYMOUSE.ORG TAMBÉM ACONTECE... A PÁGINA CARREGA E FICA UMA TELA EM BRANCO, SEM ABRIR O ACTIVEX MODE, SERVER PUSH MODE, MOBILE MODE...
    NO TESTE EXTERNO DO PING, ESTOURA O TEMPO DE CONEXÃO... O QUE FAZER?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a página carrega, então o redirecionamento de portas esta ok. O problema deve ser o seu Internet Explorer que não ta carregando o activeX. Ja experimentou desativar o antivirus? Outra coisa... o activex só funciona no Internet Explorer. Não use Chrome ou Firefox com aquela opção.
      O ping nao vai funcionar mesmo, pois só redirecionamos as conexoes TCP HTTP. Ping usa o protocolo icmp.

      Excluir
    2. Gelson, obrigado pela resposta.
      Olha, acesso interno está ok, mas quando acesso fora de casa com o ipod não consigo, o programina fica buscando a camera e logo dá uma mensagem de erro...o que voce sugere para resolver esse acesso remoto? já desativei antivirus, uso apenas explorer, em casa funciona bem, mas no trabalho não consigo. O que fazer?
      Obrigado.

      Excluir
    3. Olha, não possuo produtos da Apple então não tenho como ajudar com problemas de browser no ipod. Tenta revisar todos os passos para o redirecionamento de porta, nat, ddns etc etc. Eu ainda não entendi se a pagina realmente carrega ou não, por que voce diz que "carrega mas fica em branco". Voce consegue ver a tela de login da camera? O problema é visualizar o vídeo ou nem chega nesse ponto? Independente do browser ou do computador, voce TEM que ver a tela de login. Se não consegue, entao tem problemas no redirecionamento.

      Excluir
  12. Prezado
    Suas colocações são muito úteis, estou tendo problema em acessar minha camera ip fora da minha rede. Questiono se ao usar o no-ip é necessário baixar o programa DUC disponível no proprio no-ip.com?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu artigo eu mostro como configurar o router para funcionar como cliente do no-ip. Voce nao precisa rodar o programa DUC no PC.

      Excluir
  13. Olá a todos.
    Muito bom o tutorial. Comprei uma camera D LINK DCS2230 e estou apanhando para visualizar remotamente, mas com as dicas vou tentar nesse final de semana.

    Só uma duvida, para que o NO-IP funcione o PC onde o cliente NO-IP ficar instalado não deve ficar sempre ligado, para que as informações de mudança do ip dinamico sejam enviadas para o serviço NO-IP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu artigo eu mostro como configurar o router para funcionar como cliente do no-ip. Voce nao precisa rodar o cliente no PC.

      Excluir
  14. Antes de mais nada parabéns pelo post, ele é um "salvador da pátria". Mas to com um problema: todas as portas que eu configuro pra câmera não passam no teste do canyouseeme. O que pode estar acontecendo.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Portas altas (acima de 1024) deveriam funcionar sem problemas em qualquer provedor. Verifique a configuração de encaminhamento de portas em seu modem/router, com certeza o problema está lá.

      Excluir
  15. Ok. Configurei tudo igualzinho ao tutoroal, porta 8080 e tudo mais. Agora o problema é pra habilitar o servidor ddns no power box. Fiz tudo direitinho no no-ip, abri uma conta, adicionei host e ativei. Porém quando tento habilitar no modem ele fica no status inicializando e não sai disso. Também abri uma conta no dyndns e foi a mesmacoisa. O que será? A dias que quebro a cabeça pra colocar minha câmera na internet e só depois do seu post to começando a ganha essa guerra. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um outro leitor comentou acima que teve esse problema e resolveu usando uma senha somente com letras e numeros. Parece que o PowerBox não gosta de senhas com caracteres especiais. Por acaso sua senha é assim?

      Excluir
  16. Não, minha senha só tem numeros e letras. Outro problema que surgiu é que tanto na minha conta no no-ip, quanto na do dyndns eu coloco o ip da camera e ele muda para o ip do meu computador. Qual o ip correto colocar no host, o da camera ou o do PC? E porque que quando eu coloco o ip da camera ele muda pro do pc? Obrigago.

    Mais uma dúvida; se eu colocar meu power box em bridg terei que ligar um roteador nele pra manter o wireless na casa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi a troca de IP. Você só tem um IP publico, que é o do modem/router. Não tem que colocar IP da camera nem do computador. Tambem não precisa rodar aquele programa cliente do no-ip ou dyndns.

      O Powerbox da GVT não aceita modo bridge. Ele funciona apenas como roteador e ja oferece wireless, portanto voce nao necessida de nenhum outro equipamento.

      Excluir
  17. Ok, entendi. Mais uma vez, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Certo. O IP para eu acessar o power box é 192.168.xx.x. O IP da camera é 192.168.xx.y. No meu host do no-ip aparece 177.159.aa.bb. Quando digito o meu host em outra rede aparece 177.159.aa.bb:8080, com a mensagem que a pagina não pode ser exibida. O power box eatá todo configurado e o dns dinamico está habilitado. Eu to no meio de uma salada de ip. Por favor me explique o que é cada ip desse. Ficarei muito grato.

    ResponderExcluir
  19. Ok, Gelson. Tudo funcionando. Valeu mesmo. Grande abraço e parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  20. OLA SR GELSON,

    NO MES PASSADO SEGUI SUAS EXPLICAÇÕES CONFIGUREI CERTINHO MINHAS CAMERAS GEOVISION DO PC, ENTAO QUEIMOU O MODEM SAGEMCOM 2764 E A GVT ME TROUXE OUTRO, AGORA, CONFIGUREI IGUAL A DA OUTRA VEZ E NAO PERMITE QUE EU ACESSE AS CAMERAS PELO CELULAR. JA ABRI AS PORTAS INCLUSIVE A 8866 MOBILE. 1900 ETC. FIZ O TESTE PELO http://www.canyouseeme.org/ DEU ERROR DE PORTA 80; MAS ELA ESTA COMO ABERTA NO POWERBOX.
    OBRIGADO JOSEMI ARAUJO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josemi, se você já fez a configuração anteriormente e funcionou, eu suponho que desta vez voc~e esqueceu algum detalhe, certo? Confira tudo outra vez que tenho certeza que você encontrará o erro.
      Quanto ao teste no canyouseeme, você não deveria estar usando a porta 80 pois ela é bloqueada pelos provedores. Use no teste a porta alta que você escolheu.

      Excluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite,

    Estou querendo montar um servidor web de teste com o windows 2008.
    Só que eu faço essa configuração e configuro o IIS só que não publica.
    Se puder me orientar vou ficar muito agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe mas eu não sei nada sobre IIS e Windows 2008. A única coisa que posso opinar é que, se o servidor é HTTP então não vai funcionar pois a porta 80 é filtrada pelo provedor, conforme citei no artigo.

      Excluir
  23. Nossa li e gostei parabéns mesmo nem em cursos que eu fiz me explicarão tão bem sobre este assunto, porém meu problema e que as câmeras não são IP e estão conectadas a um DVR intelbras e quero acessar de minha casa mas não consigo pela troca constante de IP.
    Por favor tem algo que possa fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, se as cameras não são IP eu não entendi como você quer acessá-las remotamente. Por acaso o DVR é IP?? Se for, voce tem que fixar o IP dele. Procure no manual como fazer, pois eu não conheço o equipamento então nao tenho como dar dicas.

      Excluir
    2. rafael, pelo o que eu entendi, na sua casa é igual aki em casa.. as cameras sao de segurança, e quem se conecta à internet é o dvr, o que voce deve fazer é acessar o ip interno, entrar nas configuraçoes do dvr ir em rede e la tem opçao de Ddns, se la tiver a opçao do no-ip igual aki em casa, vai no site www.noip.com e faz o passo a passo q o gelson ensinou, e depois coloca os dados na opcao de Ddns do DVR. aki em casa deu assim. pois o roteador soh dava opcao para Ddns pagos.
      espero ter ajudado.

      Excluir
  24. Gelson, tenho um DVR e deixei minhas portas dessa forma Porta servidor 37777 http 37779 - agora te pergunto em PORTA de ORIGEM sera 37777 e a porta de destino sera 37779? Meu roteador é esse mesmo da BOX GVT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não entendi o que seria a porta "servidor" mas quando você acessa a partir da rede interna, qual porta voce utiliza? Imagino que seja a http, não? Entao no modem voce tem que escolher uma porta de origem (porta externa, que a internet vai ver) e na porta destino coloque a porta http do DVR. Poderia até ser a mesma em ambos os lados, já que 37779 não é filtrada pelos provedores.
      Agora, se voce precisa acessar ambas as portas que voce citou, entao tem que fazer dois redirecionamentos no modem, um para cada uma.

      Excluir
  25. Cara, queria realmente agradecer por esse post. Consegui instalar minha câmera me guiando por ele. Excelente!

    ResponderExcluir
  26. gelson, a 1 semana atras segui todos os passos da configuração ensinada por você, e consegui acessar de uma rede externa, até aí tudo bem, mas teve um dia que fui tentar novamente e consigo ver a página de login mas ele não entra, pensei que poderia ser algum firewall bloqueando mas procurei tanto no roteador (GVT, não é box, a configuração é bem diferente deste do tutorial), e nem no sistema do DVR, tentei digitando o endereço do DDns ( ipcam214.no-ip.info) e pelo ip direto com a porta 8080 que direciona para a 80 do DVR.

    alguma sugestão? já refiz tudo.
    Obrigado
    Micael Veríssimo (micagga@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamento, mas se você já conseguiu fazer funcionar uma vez seguindo meu tutorial, então a parte de redirecionamento de portas de ddns esta ok. Deve estar faltando algum detalhe de configuração específico do DVR, ainda mais que você consegue ver a tela de login dele.
      Não tenho como ajudar neste caso, já que não conheço o equipamento que voce utiliza.

      Excluir
  27. eu ja entrei consegui logar alguns dias atraves desta tela de login, mas foi uma vez q acabou a energia aki em casa, qnd voltou ja nao consegui mais, Obrigado pela ajuda, vou tentar algumas outras coisas.

    ResponderExcluir
  28. o meu rauter éo tp link cara to tomando uma sura, pelo amor de Deus alguem me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem explicar qual a dificuldade, vai ser difícil ajudar hehe. O que você já fez e o que tá faltando? Também ajuda se informar o modelo do TP-Link.

      Excluir
  29. Muito bom o post, mas a surra continua.

    Meu modem é da oi com ip 192.168.1.1, meu roteador é tp link com ip 192.168.0.1, minha câmera é 192.168.1.xxx, tenho que mexer em algum ip??? ou só redirecionar as portas? o routeador dar alguns opções de provedores ddns, posso usar só estas opções ou qualquer serviço ddns.

    Grato

    ResponderExcluir
  30. Anonimo, se o IP do roteador é 192.168.0.1 e o IP da camera é 192.168.1.xxx, entao ela nao esta conectada ao roteador!! A camera tem IP na faixa fornecida pelo modem, e nao pelo roteador! Pode ter um problema na sua rede, por exemplo, talvez tanto o modem quanto o roteador estão com o servico de DHCp habilitado e cada um da endereços de sua propria faixa? O correto quando voce tem modem e roteador em equipamentos distintos é deixar o modem em modo BRIDGE para ele não fornecer IP nem filtrar nada. Ai voce configura tudo no roteador, ok?

    ResponderExcluir
  31. Cara consegui caminhar mais um pouco, se chegar no final te dou até um beijo.
    o problema é que o modem no modo bridge eu perco a conexão com a internet. A dúvida é se eu preciso liberar as portas no modem e no roteador também?
    minha camera é 192.168.0.239:8081,eu tenho que liberar as esta porta tanto no modem e no roteador? e colocar o ip da camera neles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu dispenso o beijo hahaha.
      A idela é configurar o modem em bridge, e depois configurar o seu router para fazer a autenticação PPPoE (supondo que voce esta em um adsl com PPPoE).
      Se voce manter ambos funcionando como roteadores, entao tem sim que direcionar a porta em ambos equipamentos. Vai ter um NAT em cima de NAT e sinceramente não garanto que funcione.

      Excluir
  32. Olá
    eu usei esse post para saber como abrir portas no modem ou roteador.
    No meu caso modem(DL-524).
    Eu abri a porta 80 para o ip interno do meu computador(nao vou usar a porta era so pra teste mesmo), aí no roteador ficou tudo ok como se a porta tcp 80 estivesse liberada para o ip do meu pc
    só que quando fui testar no canyouseeme deu um erro assim:


    Your IP: unknown
    What Port?: 80

    Error: I could not see your service on unknown on port (80)
    Reason: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known

    Ele nem mesmo conseguiu detectar meu ip externo
    ai nao sei se a porta esta aberta ou nao!
    Pensei que poderia ser como voce disse sobre a porta estar bloqueada pelo provedor.
    mas o fato é que nem o meu ip externo foi detectado pelo site!

    sera que é algum problema com minha maquina ou o que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente se trata de um erro de roteamento temporário... o correto seria uma mensagem assim:

      Error: I could not see your service on xxx.xxx.xxx.xxx on port (80)
      Reason: Connection refused

      Excluir
  33. Cara veja como é minha internet:

    Minha internet é dinâmica, oi velox, modem zyxel 660r-t1 v3s (192.168.1.1) trabalhando em PPPoA/PPPoE, o roteador é tplink tlwr541g (192.168.0.1) com wan em dynamic ip, camera foscam FI8918W (192.168.0.200:8080). Seguir um passo a passo, liberando a porta 8080 para o endereço 192.68.0.1 dentro do modem. No roteador liberei a porta 8080 para o endereço 192.168.0.200. Ao verificar pelo site canyouseeme.org/ dar como porta fechada."

    Me ajude peloamordedeus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está fazendo duplo NAT (um no modem, outro no roteador) para todos os acessos de e para a Internet. Isso é bem ineficiente e com certeza acrescenta atrasos de alguns milisegundos em todas as suas conexões.
      Eu recomendo copiar as informações de login e senha do pppoe/pppoa que estão no modem, e coloca-lo como bridge. Depois voce configura a WAN do roteador para pppoe e acrescenta as informações de login do provedor. Com isso que fara a autenticação será o roteador, que é mais adequado a essas tarefas (afinal, ele é o roteador hehe).
      Voce vai eliminar todos os filtros que o modem pode estar fazendo. Ai é só fazer o redirecionamento no próprio roteador.

      Outra coisa, voce diz que liberou a porta 8080 para o IP da camera, mas nao fala nada em ter trocado ela tambem na camera. Ou voce troca na camera para ela ouvir na 8080, ou ao redirecionar voce traduz o endereço IP e também a porta (de 8080 para 80), como eu fiz no tutorial.

      Excluir
  34. Você é o cara... Realmente deu certo passar o modem para bridget, porém as vezes a conexao cai e teu que entrar no roteador e conectar novamente, mesmo tendo marcado nele para conectar automaticamente. Para que não necessite disso, tem mais alguma opção para ser marcada, como um dhcp por exemplo. No modem só cliquei no modo bridget e mais nada, no roteador coloquei o vpi/vci, usuario e senha. Outra dúvida, a conexão remota realmente é lenta... tô tendo que insistir muito para conectar de outro computador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em uma boa linha ADSL a conexão não devia cair. Você tem que reclamar junto ao provedor pois provavelmente tem problem de ruído na linha (falta de filtros ADSl nos ramais telefonicos, talvez?)

      A lentidão para acessar remotamente também indica algo errado... voce já fez um teste de performance com o speedtest.net para ver se o provedor tá entregando a velocidade que vendeu?

      Excluir
  35. Estou com um problema para acessar minha camera ip. configurei uma conta dyndns.org, direcionei as portas no roteador d-link, configurei o dyndns na camera, tudo ok. só que quando eu configuro o dyndns no roteador, ao atualizar e testar o acesso..ele pega o ip interno... e muda no serviço criado no dyndns o ip de acesso..ao inves de ficar o ip 187.88.... ele muda para 192.168.1.64..que é o ip que o modem da oi velox libera para rede interna,..!!! alguma ajuda Gelson Santos ?!?!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você está com o mesmo problema do comentário anonimo ai de cima, ou seja, tant o modem quanto o roteador estão configurados como ROTEADORES.
      Como eu escrevi para ele:
      Você está fazendo duplo NAT (um no modem, outro no roteador) para todos os acessos de e para a Internet. Isso é bem ineficiente e com certeza acrescenta atrasos de alguns milisegundos em todas as suas conexões.
      Eu recomendo copiar as informações de login e senha do pppoe/pppoa que estão no modem, e coloca-lo como bridge. Depois voce configura a WAN do roteador para pppoe e acrescenta as informações de login do provedor. Com isso que fara a autenticação será o roteador, que é mais adequado a essas tarefas (afinal, ele é o roteador hehe).
      Voce vai eliminar todos os filtros que o modem pode estar fazendo. Ai é só fazer o redirecionamento no próprio roteador.

      Excluir
  36. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  37. Cara cê tem um tutorial para gravação das imagens capturadas sem deixar o computador ligado em casa? Ensina nóis aí.

    ResponderExcluir
  38. O gilson meu querido, deu tudo certo, tô te devendo aquele beijo...
    Sem querer abusar, cê não tem um tutorial para o salvamento das imagens dela? Criação da conta ftp, configuração, etc e tal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não tentei salvamento via ftp. Quando fizer, com certeza publicarei um tutorial.

      Excluir
  39. Boa tarde Gelson.
    Gostaria que me ajudasse estou tentando fazer uma publicação http mais não consigo abrir a porta de jeito nenhum.
    Meu modem é do mesmo modelo, sigo o tutorial mais não funciona.
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, o tutorial está correto, como dezenas de comentarios ai em cima podem atestar. Qual é exatamente o problema que você enfrenta? Em qual etapa não funciona? O teste do canuseeme está ok?

      Excluir
  40. Prezado Gelson,

    Em primeiro lugar parabenizo-o pela iniciativa de postar um tutorial tão bem explicado e rico em detalhes, não encontrei até a presente data nada que se compare as instruções de como fazer elaboradas por você.

    Vou relatar o meu problema. Não consigo acessar remotamente a minha câmera IP. Moro numa residência de dois pavimentos, assino a banda larga da GVT, tenho no pavimento superior um modem SAGEMCOM router F@st 1704 instalado pela GVT e no pavimento inferior um roteador TP-LINK TL-WR941ND instalado por mim mesmo. O roteador está conectado ao modem por um cabo de rede. No pavimento inferior instalei e configurei uma câmera IP Foscam FI8918W e consigo acessa-la dentro da minha casa usando o IP da câmera mais a porta 8080 via roteador. Para acessa-la remotamente eu fiz a seguinte configuração, mas não obtive sucesso:

    No modem SAGEMCOM router F@st 1704 eu liberei a porta 8080 para o IP do roteador: 192.168.0.1 (IP roteador) / 8080 (porta da câmera);
    No roteador TP-LINK TL-WR941ND eu liberei a porta 8080 para o IP da câmera: 192.168.0.102 (IP da câmera) / 8080 (porta da câmera).
    Gostaria da sua orientação para saber onde eu estou errando.

    Desde já agradeço pela atenção.

    Rogério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogério, os IPs que voce forneceu estão na mesma rede: router 192.168.0.1 e camera 192.168.0.102. Essa é a sua rede interna. Os acessos que vem de fora vão chegar no seu router pelo outro lado, ou seja, pelo IP que ele tem na rede WAN e que provavelmente foi fornecido pelo modem. Entao, no modem, voce deve direcionar a porta 8080 para o IP da WAN do roteador, ok?

      Excluir
  41. Prezado Gelson,

    Acabei de fazer conforme instruído por você e consegui o acesso remoto. Agradeço pela atenção e pela dica precisa.

    Rogério

    ResponderExcluir
  42. Prezado Gelson,

    Acabei de fazer conforme instruído por você e consegui o acesso remoto. Agradeço pela sua atenção e informação precisa.

    Rogério

    ResponderExcluir
  43. Prezado,Gerson

    Tenho 08 cameras ligadas no DVR na rede, o acesso interno eu consigo mas
    o acesso remoto quando vai autenticar da falha no login.
    Vc tem alguma dica neste caso, meu IP é fixo.

    Grato,

    Ademir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho dvr por isso não posso ajudar muito. Veja nis comentários acima pois varias pessoas ja resolveram seus problemas com dvr.

      Excluir
  44. Boa tarde, por mais Gelson que você mesmo já tenha dito que não tenha dvr, vou postar uma dúvida minha aqui quem sabe eu consigo a resposta e também posso tirar a duvida de muitos.

    Estou fazendo a instalação de 2 DVRS para acesso remoto, o roteador é o powerbox da GVT, o problema que estou passando é o seguinte, eu consigo apenas ter acesso remoto das imagens das cameras apenas de um DVR pois na opção DMZ é apenas possivel colocar um ip para a liberação, queria saber se á de alguma maneira liberar os 2 DVRS para acesso remoto, pois apenas consigo um de cada vez e não ambos.

    atenciosamente

    Felipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma sugestão: você não precisa colocar o IP do DVR na DMZ, alias isso nem é recomendável pois ele fica exposto para a Internet. O que voce precisa fazer é duplicar as regras de encaminhamento de portas, usando portas diferentes. Por exemplo, no primeiro DVR voce usa a porta externa 8080 e no segundo a porta 9090. Ai basta acessar http://nome.no-ip.org:8080 ou http://nome.no-ip.org:9090.
      Se cada camera no DVR tiver a sua propria porta (não sei como funciona no DVR...) entao voce cria uma regra dessas para cada camera, mudando a porta externa de acordo.

      Excluir
  45. Amigo, fiz a configuração como você mandou..

    Na camera (a página interna é igual a sua), deixei o ip fixo no final .90 e a porta 80.

    No roteador, criei regra apontando a porta externa 8080 para interna 80 do ip.90.

    quando eu ponho o ip interno no navegador 192.168.1.90 eu vejo a cam..
    agora se eu coloco o ip externo (tenho ipfixo da gvt) 177.xxx.xxx.xxx:8080 ele dá página nao encontrada.. no canyouseeme, ele acusa tudo ok na porta 8080.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rael, a configuração está funcionando como deveria. Conforme citei no artigo, você não poderá acessar o IP externo a partir da rede interna. Para testar, precisa usar uma outra rede, externa. Por exemplo, pode acessar através de um smartphone com 3G, ou então pedir para um amigo testar.

      Excluir
    2. Realmente, tinha razão.. tudo certo.. agora estou a busca de um programa para iphone compatível com esta nossa camera.. hehe

      Excluir
    3. Gelson, tu conseguiu configurar o alarme da tua? Eu configurei para upload ftp com Scheduler, porém ela não respeita o horário agendado e fica fazendo upload sem parar..

      Excluir
    4. Nunca testei o upload via ftp, vou ficar devendo essa. Quando ao APP, eu uso o IPCam Viewer Lite no Android. Dá uma verificada se existe para iPhone também.

      Excluir
  46. Gelson eu já havia feito o que você mencionou, mais eu averiguei um problema no modem powerbox da gvt pois o mesmo libera apenas um ip para acesso remoto, como são 2 dvrs, apenas consigo a visualização de um dvr, e tbm vi na internet vários usuários desde powerbox fazendo a mesma reclamação, continuarei a tentar encontrar uma solução e tambem vou entrar em contato com a própria gvt para ver se eles conseguem uma solução para mim, mais a unica solução que vejo é comprar um modem próprio, muito obrigado pela atenção

    atenciosamente

    Luiz Felipe

    ResponderExcluir
  47. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pagina que aparece não é do PoweBox GVT. O equipamento se identifica como RouterOS v6.0rc13, e ele está "ouvindo" na porta 8080 por isso o canyouseeme.org esta dando teste ok. Como esse router está ouvindo na porta 8080, voce terá que utilizar outra livre. Ou então, remover o router.... eu nao entendi por que existe um router na frente do PowerBox!

      Excluir
    2. Obrigado então Gerson, vou revisar aqui e trocar essa porta, mas de qualquer forma muito obrigado me ajudou muito amigo, me faz um Último favor APAGA esse meu HOST que te passei era somente para vc testar OK, valeu e tudo de BOM.

      Excluir
  48. Antes de fazer todo esse processo tenho que comprar um domínio ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que nāo! Eu indiquei no artigo o uso do dominio no-ip.com justamente por ser grátis.

      Excluir
  49. É necessário um Modem ADSL para fazer essa conexão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Pode ser modem adsl, cable, roteador wireless, etc. Desde que o equipamento permita fazer encaminhamento de portas e usar DDNS, ele servirá.

      Excluir
  50. Gelson,
    Seu tutorial percebo que é perfeito, mas não consegui acesso externo so interno na mesma rede, o teste do canyouseeme sempre dá error... liguei pra gvt e eles disseram que tenho que contratar ip-fixo (R$50,00) por mês, eles disseram que não liberam pois meu plano é combo (tv+modem+tel). será que seu tutorial é só pra quem so tem banda larga e telefone?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jucelio, eu tenho o mesmo combo que voce e tudo funciona. Deixei bem claro no artigo que o IP ė dinâmico não é verdade?
      Se o teste nao funciona entao você fez algo errado no redirecionamento da porta. Qual voce usou? E a camera esta conectada ao powerbox ou voce tem mais algum router interno?

      Excluir
  51. Boa noite, estou com um dvr em cliente, onde esse não tem um pc no local, o meu problema é que todas as vezes que desligamos os aparelhos da loja, ele renova o ip de conexão vivo speedy, como faço para não perder ou pedir que que alguem va la com um not e veja qual o novo ip?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leina no artigo a parte que ensina configurar o DDNS. Ele serve justamente para fixar o NOME (não o ip) e assim resolver esse problema.

      Excluir
  52. Olá Gelson, tenho uma câmera IP wireless da marca Apexis, modelo: APM-J011-WS, consigo acessá-la na rede local, mas externamente não. Tenho uma dúvida: o computador aqui está ligado em um modem TPLink wr740n e no modem da oi tb com função de roteador. Quando acesso 192.168.1.1, cai no painel de controle do roteador da oi (não sei se essa informação é útil para alguma coisa). Nesse caso, tem alguma particularidade quanto à configuração ou é a mesma explicada acima. Vou tentar de novo seguindo criteriosamente seus passos, mas já são dois dias tentando e não consigo acessar externamente. Se puder ajudar, agradeço.

    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que entendi tanto o modem da Oi quanto o TP-Link estão funcionando como roteadores. Com isso voce tem duplo NAT, conforme ja expliquei em comentarios anteriores. Eu recomendo que voce coloque o modem da Oi em modo BRIDGE e configure o usuário e senha do PPP na interface WAN do TP-Link. Assim voce evita qualquer filtragem que o modem da Oi possa estar fazendo. Procure por "BRIDGE" nos comentários acima para mais detalhes.

      Excluir
    2. OK. Vou tentar e depois posto o resultado. Muito obrigado.

      Excluir
  53. gelson preciso de sua ajuda meu modem e tg 508 estou tendo dificuldade de criar o ip fixo

    ResponderExcluir
  54. gelson preciso de ajuda configurei meu dvr , crie uma conta no dyndns ja consigo
    acessar interno,externo,e via celular atraves do ip publico so que toda vez que desligo o modem ele mudar ,tenho um modem tg508 operadora gvt,o que eu faco,
    descobri hoje atravez de pesquisa que o pppoe do dvr precisa do usuario e senha
    sera que e a senha do provedor gvt,ainda nao configurei ele, sera que e isso que falta ou preciso configurar o modem .abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce nao deve acessar pelo IP publico. Use o NOME que voce criou no dyndns.org! É por isso que usamos ele: o nome permanece o mesmo mesmo quando o IP troca.

      Quanto ao DVR, eu nao possuo um entao não posso garantir, mas acho MUITO estranho se ele precisar da senha do PPPoE, afinal ele não tem nada a ver com a conexao PPPoE. Quem estabelece essa conexao é o modem.

      Excluir
  55. CONSEQUI ACHAR O ERRO QUANDO CRIEI O DOMINIO NO DDNS XXXXXDYNDNS.INFO ERA PARA COLOCAR ESSE NO MODEM E NO DVR SO QUE ESTAVA COLOCANDO XXXXXDYNDNS.ORG POR ISSO NAO ESTAVA ACESSANDO JA CONSIGO ACESSAR PELO NOME VALEU.

    ResponderExcluir
  56. Olá Gelson, parabéns pelo tutorial! Mesmo não sendo específico para ajudar com acesso aos DVR´s da vida, foi o que mais me ajudou a esclarecer meu problema em visualizar meu DVR Intelbras. Muito completo e esclarecedor.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  57. Olá, Gelson! Parabéns pelo tutorial. Tenho duas cameras ips conectados via wifi no Powerbox GVT, cada um com ip fixo fora do dhcp do roteador. A primeira usa porta 8080 e a segunda 8081 liberados no roteador em seus respectivos ips. Configurei o DDNS com o no-ip tudo certinho. As duas cameras funcionam internamente e externamente. Passou dois dias e a GVT atualizou o ip público da inernet e não consigo mais acessar pelo endereço nome.no-ip.biz:8080 e nem na 8081. O Estranho é que no windows xp acessa mas no windows vista e 7 não consigo acessar mais. Quando coloco o ip público do roteador mais a porta(177.97.148.xx:8080)funciona no windows vista e 7. Quando configuro um no vo no-ip e faço toda a configuração volta funcionar, mas é só a GVT atualizar o ip que volta tudo novamente. O que você acha que pode ser? Agradeço desde já! Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duas possibilidades: ou a atualização automática não está funcionando (passo 4 no tutorial) ou então seus computadores estão fazendo "cache" do IP antigo. O Windows tem o mal habito de fazer cache local de endereços resolvidos e isso pode causar problemas quando o IP muda com frequencia. Experimente desabilitar o serviço "Cliente DNS" do windows e veja se resolve.

      Excluir
    2. Gelson, obrigado pela resposta! Verificando as possíveis causas, percebi que o windows vista e 7 estão ligados no modem/roteador wifi da Vivo(Telefonica) e o windows xp no modem e hub. Quando coloquei o windows xp ligado no modem/roteador wifi da Vivo parou de funcionar. Conclusão, o problema parece estar nesse modem/roteador wifi. Agora não sei onde configuro no modem/roteador da vivo para ele atualizar o ip. Estou na tentiva modificando as configurações possíveis mas se puder me dar uma luz agradeço. Obrigado!

      Excluir
    3. Ok, então o problema é ligeiramente diferente: quem está fazendo cache de DNS é a Vivo. Neste caso, voce pode alterar as configurações de DNS de cada computador para ignorar o servidor DNS da Vivo! Basta configurar eles para usar por exemplo o DNS publico do Google (IPs 8.8.8.8 e 8.8.4.4). Eu uso eles a nos sem problma algum. Essa alteração voce faz no computador mesmo, lá nas propriedades TCP/IP.

      Excluir
    4. Obrigado pela resposta! Tentei essa configuração, mas não deu certo. Seguindo esse raciocínio, entrei no modem/roteador Vivo e no Advanced>DNS>DNS SERVER CONFIGURATION>coloquei do automático para fixo deixando os ips da Vivo mesmo(200.204.0.10 e 200.204.0.138) e deu certo. Gostaria de agradecer muito pela ajuda e fica aí a dica para aqueles que tenham o mesmo problema. Obrigado!

      Excluir
  58. Bom dia Gelson, tudo bom ?
    Tenho algumas dúvidas. Tenho um HD Iomega, para acessa-lo de forma externa. O mesmo diz que usa como porta de entrada a 50500 e precisa liberar a porta 443(HTTPS). Tenho um modem que funcionava como wifi, coloquei o mesmo em modo bridge e estou utilizando um modem tp-link. Fiz o cadastro no no-ip, agora só basta realizar a liberação da porta para ser a 443? Não entendi como fazer a associação com a 8080, uma vez que o produto cita a porta 50500 nele. Teria como me ajudar quando possivel ? Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A porta 8080 foi escolhida por mim para usar no lugar da 80 que a camera ip usa e que é bloqueada pelo provedor. No seu caso que usa porta alta 50500 provavelmente ela nao é bloqueada, entao nao precisa trocar.
      Não entendi direito a questao da 50500 e da 443. O HD usa duas portas? Em caso positivo, voce precisa configurar dois encaminhamentos de porta no tp-link, um para cada uma, ok?

      Excluir
  59. Gelson, muito obrigado por suas valiosas informações porem estou encontrando um problema que não sei porque não estou conseguindo resolver, vou tentar explicar no máximo.
    Tenho um modem ZTE com Velox oi roteado e configurado conforme suas instruções e o mesmo esta funcionando perfeitamente tanto para acesso interno como para externo, porem preciso que minha câmera funcione via wireless comprei um roteador D-Link 905I e gostaria de saber o seguinte. Como meu modem já esta funcionando plenamente como faço para que todas as funções do modem continue funcionando passando pelo roteador wireless?
    Me desculpa entrar como anônimo ;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desative o serviço de DHCP no Dlink, e ligue ele no modem Velox atraves de uma das portas LAN, ou seja, deixe a posta WAN sem conexão. Dessa forma ele funcionará apenas como um switch interligando a rede LAN (cabeada) e a rede Wireless. Desativar o DHCP é fundamental para que não tenha dois equipamentos fornecendo IP na rede, o que certamente geraria conflitos.

      Excluir
  60. Prezado Gelson,

    Posso usar um único IP WAN para duas cameras distintas? Caso negativo, como criar no roteador um segundo IP WAN?

    Rogério

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode usar um unico IP WAN e portas diferentes, uma para cada camera. Coloque por exemplo uma porta na 8080 e outra na 9090.

      Excluir
  61. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  62. Olá Gelson,
    Tenho uma câmera ip na minha casa de praia, lá eu tenho internet velox funcionando com um modem/ruter da Oi, HG521 Huawei. Fiz toda a configuração conforme descrito no seu artigo, estava tudo funcionando na minha rede, inclusive no site da "canyouseeme" tudo ok. Quando chequei em casa no RJ consegui acessar remotamente a câmera, mas a alegria durou pouco. A imagem da câmera congelou e não aceitava mais nenhum comando. Resolvi reiniciar o not e acessar novamente sem nenhum sucesso. Perdi o contato com a câmera. O que pode ter acontecido? Será que o roteador/firewall bloqueou o acesso? Será que eu errei em alguma etapa da configuração? Obrigado por sua ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dificilmente o roteador bloquearia algo sozinho. le deveria manter a configuração. Eu apostaria em coisas mais normais, por exemplo, falta de energia, queda do link ADSL, ou então o DDNS não estava funcionando e o IP publico trocou sem que atualizasse no no-ip.
      Também pode ser que a camera tenha pedidi a conexão wireless, o que dependendo da rede, distancia do access point, etc pode até acontecer.

      Excluir
  63. Ok. Eu só vou saber quando voltar lá, na próxima quinta feira. Lembrando que o computador (notbook) é um só. Quando estou aqui no Rj lá fica só o modem/roter ligado. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  64. Parabéns e obrigado. Só aqui consegui configurar. Estou tendo problemas com emais, utilizo o yahoo sem tls mesmo assin nao funciona. Tenho q configurar o roteador para mandar via smtp?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  65. Obrigado! muito bom. Resta um problema, como configurar o smtp. já tentei gmail , hotmail e até o yahoo sem tls e nada? pode ser no roteador wireless?

    abs.

    ResponderExcluir
  66. Ótimo tutorial, serviu como uma luva para mim. Obrigado!

    ResponderExcluir
  67. Olá Gelson, muito didático suas explicações......tenho uma Leadership Câmera CFTV Digital Wireless 6151, só que no meu sitio não tenho internet, posso ver em tempo real pelo celular android por um sistema de rádio???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce obrigatoriamente precisa de uma comunicação usando o protocolo TCP/IP. Uma alternativa seria colocar um Access Point com modem 3G no sitio e ligar a câmera nele.

      Excluir
  68. Gelson,
    Adquiri um DVR da Q-SEE, fiz as configurações conforme manual, consegui acessar apenas as câmeras pela rede local só pelo internet Explorer, mozila acessa mais não aparece as imagens. Pela internet também acesso o DVR mais não aparece as imagens.
    Meu acesso a internet é através de moldem chip da TIM, conectado a um roteador 3g.
    O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas cameras Foscam o acesso via Internet Explorer utiliza um controle ActiveX para mostrar as imagens. Para visualizar em outros browsers você precisa escolher a segunda opção de login (server push mode).
      Não sei responder sobre o DVR, já que não possuo um.

      Excluir
  69. Oi Gelson, bom dia.

    Parabéns pelas explicações. Minha dúvida é referente ao IP publico, pois o site que você recomendou mostra 187.56.X.X, porém outros sites mostram 201.16.X.X
    Qual seria o correto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi exatamente sua pergunta. O IP público é dinâmico, portanto pode trocar para qualquer coisa. Se você testou em dias diferentes, ou se fez um teste depois de desligar/ligar o modem, com certeza pode receber IPs diferentes.
      Se foram dois testes simultâneos em dois sites diferentes e com resultados diferentes, então eu confiaria no canyouseeme.org pois sempre utilizo este site com 100% de precisão.

      Excluir
  70. Otimo tutorial Prabens!
    Consegui com ele e otras ajudas, configurar minha placa de captura GEOVISION GV650. Minha conexão é GVT com Power Box igual a do tutorial Só não consegui resolver:

    1 - Acesso interno de outro computador pelo IP 192.168.XXXX carrega a pagina com soft da camera pede minha senha e a autenticação mas não mostra a imagem da camera on line só consigo ver as gravações.
    Já configurei o internet explorer e nada.

    2 - Testei o acesso em outra rede (do vizinho) e carregou do mesmo jeito sem imagem on line.

    3 - Por ultimo só consigo acessar agora pela rede interna.

    Tem como me ajudar? Agradeço desde já sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se carrega a pagina da camera entao toda a configuração de encaminhamento de porta esta correta. Algumas cameras exigem um controle activex que é bloqueado pelo antivirus. Experimeente desabilitar ele.

      Excluir
  71. Para nao haver duvidas desinstalei o antivirus e desabilitei o firewall e habilitei os activex da vida no explorer, nos dois computadores e nada.
    Só consigo ver as gravações e nada ao vivo.
    Depois que carrega a pagina da camera, ponho a senha, autentico a imagem, entao vem uma mensagem...

    CONECTANDO AO SERVIDOR.... depois a mensagem PARADO

    Mas no modo de visualizar gravações funciona perfeito vejo todas as gravaçoes.

    OBS: O computador da geovision esta com XP
    O comp de acesso remoto com Win7

    O que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa vou ficar devendo. Nunca vi a mensagem "conectando ao servidor". Com certeza as cameras Foscan não apresentam essa mensagem, alias todo o software é em inglês.
      Deve estar faltando algum detalhe de confuração nesse sistema Geovision que você tá usando. Como eu não tenho um, não posso ajudar.

      Excluir
    2. Boa noite Gelson
      Só para deixar registrado e ajudar outras pessoas, consegui resolver instalando o DM Multiview. Agora consigo o acesso as cameras interno e externo com ele. O único problema é que o DM Multiview requer uma resolução de 1024 X 768 e não consigo instala-lo no meu netbook(1024 X 600) só no All In On.
      De toda forma ainda estou tentando acessar pelo Internet explorer sem exito.
      Se você conseguir alguma maneira, por favor me avise.
      A porta que escolhi para camera foi 1002 tem algum problema?

      Obrigado pela atenção!

      Excluir
    3. As portas até 1024 são reservadas para serviços específicos. No caso, a 1002 pertence ao Microsoft Netmeeting. Se você jamais utilizou o Netmeeting, pode deixar assim mesmo, mas se precisa dele então é melhor escolher uma porta acima de 1024.
      No meu caso essa configuração com certeza daria problemas. utilizo o Netmeeting diariamente em teleconferências com a empresa onde trabalho.

      Excluir
  72. Olá Gelson, grato pelo tutorial, não utilizo o modem da GVT mas funcionou muito bem! Posso te perguntar algo? Eu tenho domínio próprio e acesso ao servidor. Como eu faria para visualizar as câmeras diretamente no meu site? É possível?

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  73. Depende do nível de integração com o site que você está buscando. Uma solução simples seria incluir a URL da camera em uma pagina. Ai voce clica no link e abre a camera.
    Mesmo que voce tenha domínio próprio, os modems e roteadores estão restritos a alguns provedores de DDNS conhecidos, como o no-ip. Não creio que você consiga registrar a camera usando "camera.seudominio.com.br". Pelo menos, não sem usar soluções bem mais complexas.

    ResponderExcluir
  74. Obrigado pela rápida resposta. De fato, o meu desejo era acessar as câmeras pelo meu próprio domínio, sem utilizar os gratuitos, que são limitados e depois passam a cobrar. Também não gostaria de ter que pagar por eles, além da falta de personalização, é um custo extra...Já que "tenho" o servidor...queria aproveitá-lo. Mas está tudo funcionando muito bem! Se tiver mais alguma dica eu agradeço!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  75. Olá boa tarde, você já conseguir fazer gravação de video com ela?
    E ouvir o ambiente e falar através dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas para estas funções você deve obrigatoriamente acessar atraves do Internet Explorer, pois esses recursos só estão disponíveis atraves do controle ActiveX que o explorer utiliza.

      Excluir
  76. Parabéns. Excelente tutorial: o melhor da internet.

    ResponderExcluir
  77. Então publica pra nós o tutorial para gravação de video e uso do audio dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade nem precisa de um tutorial, pois é muito fácil:
      Acesse a camera usando Internet Explorer
      Entre com user/senha
      Vá na aba " For Visitor"
      Ao ldo do numero da camera (geralmente 1) existem botoes para FALAR, OUVIR e GRAVAR.

      Essa é a maneira mais rápida e pratica. Claro que voce também pode usar softwares gravadores de terceiros, unidades de DVR etc etc, mas ai eu não tenho como dar suporte por que nunca utilizei essas soluções.

      Excluir
  78. Mas só grava se clicar né? aí grava no computador que estou acessando ela? Ela não grava ao detectar movimento, somente tira fotos e envia por email?
    Pra falar e ouvir não precisa de instalar nada nela? Fone, microfone.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Foscam FI8908W ja possui microfone a alto-falante embutidos. Não são de alta qualidade, mas funcionam. A detecção de movimento é habilitada em "Device Management" -> "Alarm Service Settings" -> "Motion Detect Armed"
      na mesma tela voce define quanto tempo ela gravara (em segundos) após detectar o movimento.

      Sim, ela grava no computador que está acessando a camera.

      Excluir
  79. Bom dia.
    Pra que serve e como funciona a opção de FTP dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serve para enviar imagens para um servidor FTP remoto, se você possuir ua conta que permita upload.

      Excluir
  80. Gelson, como faço para colocar mais de um endereço no-ip no modem power box? lá só posso encolher um endereço. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você só tem um endereço IP público, portanto só pode registar um nome de host. Por que você precisaria de mais de um _endereço_ ? Lembre-se que você pode acessar equipamentos distintos em _portas_ distintas. São 65532 portas diferentes :)

      Excluir
  81. No Explorer, a imagem não aparece, fica um quadrado com uma linha em volta, por que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Internet Explorer exige um controle ActiveX. Voce tem que responder " sim" quando ele pergunta se aceita a instalação. Talvez essa instalação tenha sido bloqueada pelo antivirus. Experimente desativa-lo temporariamente e teste novamente.

      Excluir
  82. vc e 1000000000000000000 professor nota 1000

    ResponderExcluir
  83. Muito bom mesmo,existe alguma maneira de se ver as imagens das câmeras pelo dvr sem ter que digitar login e senha, ou seja digito o ip ou endereço e as imagens ja estão sendo vistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Por questões de segurança a camera sempre solicitará login e senha.

      Excluir
  84. Excelente post, Gelson me ajude eu tenho modem e roteador eu preciso fazer direcionamento porta nos dois aparelhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo, mas qual é sua dúvida? Se a dificuldade é por ter um modem e um router, eu sugiro você ler os comentários anteriores. Já expliquei algumas vezes sobre como configurar (usar modo bridge no modem).

      Excluir
  85. Sr. Gelson, bom dia

    eu gostaria de instalar uma câmera pra ver meu aquário marinho de qualquer lugar que eu esteja trabalhando. consigo? a camera precisa ter um pc ligado a ela? existe pra essa finalidade câmeras a prova dagua? e com controle de movimentação e zoom? e uma camera normal, tem alguma com essa função e boa resolução?

    grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe camera a prova de chuva, para ser usada na rua, mas duvido que funcione mergulhada num aquário, até porque o foco de baixo dagua seria péssimo. O melhor é usar uma camera comum mesmo, do tipo dessa Foscam do artigo e seguir as instruções. Esse modelo não precisa de um PC ligado o tempo todo. Possui movimentos, mas não possui Zoom.

      Excluir
  86. moldem ads opticon279 oi velox + rotiador dsl 524 wif* outro rotiador tp link 740n winf onde meu pc conecta porta wan,e distribui nas port 1;2;3;4 para camera ,e pc, ajuda min configurar por favor figo grato meu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, eu não tenho nenhum desses equipamentos, mas vou repetir o que sempre digo pra quem tem modem e roteador separados: coloca o modem no modo BRIDGE e deixe o roteador distribuir IPs etc. Ai voce só precisa abrir as portas no roteador.
      Tudo que precisa ser feito está no artigo.

      Excluir
  87. Olá Gelson !
    Tudo bem ? Parabéns pelo trabalho.
    Tenho um roteador D-LINK 600 e não sei como fazer para abrir as portas para a visualização de câmeras à distância. Tenho IP fixo. O que fiz foi o seguinte:
    fui no port forwarding do roteador , coloquei o IP do DVR das câmeras e tentei abrir várias portas públicas em TCP, mas não funcionou. O canyouseeme não me enxerga. O que mais tenho que fazer ? Vc conhece esse roteador ? Obrigada.
    Alice


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço, mas nesse link tem um tutorial da D-link sobre como encaminhar portas no DIR-600: http://suporte.dlink.com.br/suporte/arquivos/DIR-600/MANUAIS/DIR600_PORT_FORWARDING.pdf

      Espero que ajude.

      Excluir
  88. Boa tarde, estou tentando configurar tem 3 dias estas câmeras, Você foi o site mais confiável explicando a instalação para a internet.
    Tenho o Powerbox gvt, fiz tudo mesmo que você falou, tentei fazer das duas formas que você falou, e nada. Tenho duas Câmeras, mas só consigo visualizar uma quando coloco o número de ip dela no DMZ e habilito (claro, quando fixo o ip da câmera), tem alguma outra configuração que eu possa tentar?
    troquei porta, fiz o muitas tentativas, por favor me dê uma luz.
    ATT Marcelino Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando voce coloca um IP na DMZ do Powerbox o que acontece é que todos os acessos externos, em qualquer porta, irão para aquel IP. É por isso que aquela camera funciona e a outra não.
      Voce nao deve utilizar a DMZ. Deixe a camera na rede interna nornalmente (rede 192.168.25.X). Depois faça dois redirecionamentos de portas, usando portas diferentes. Na etapa 3 do tutorial, voce criara duas regras de redirecionamento. Uma para a porta 808 e outra para, digamos, 9090.
      Na etapa 4, voce NÃO deve usar a opção "Port 80 redirect" pois agora sao duas portas e o No-IP não saberia para qual redirecionar.
      Para acessar a primeira camera use a URL http://seunome.no-ip.com:8080 e para segunda acesse em http://seunome.no-ip.com:9090

      Excluir
    2. Corrigindo: Uma para a porta 8080 e outra para, digamos, 9090.

      Excluir
    3. rpz, você é o cara, problema resolvido e câmeras prontas, muito obrigado, toda a família agradece.

      Excluir
    4. muito obrigado, toda a família agradece, você é o cara.

      Excluir
  89. Olá Gelson, gostaria de parabenizá-lo pela boa vontade em ajudar todos que o procuram, é um gesto nobre! E não diferente dos outros tbm preciso da sua ajuda, é o seguinte, tenho uma camera ip funcionando tudo ok, vejo ela em casa (onde está instalada) e de qualquer outro computador pela net, gostaria de saber se consigo gravar as imagens dela em um computador que esteja fora de minha casa, por ex. no meu trabalho, pois aqui tem um computador que fica ligado 24hrs e em casa não, já pesquisei na internet mas não encontrei nada explicando, será que pode me ajudar? é possível? Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que existem softwares de terceiros que permitem a gravação, mas eu nunca usei. O que já fiz foi usar a função de gravação da própria camera. É bem simples: voe acessa ela pelo Internet Explorer (tem que ser o explorer) e na janela "For Visitor" voce clica no icone da camera que tem ao lado da camera 1. Tem que manter o Explorer aberto.

      Excluir
    2. Ok, obrigado, vou tentar isso então! Valeu Gelson!

      Excluir
  90. Boa tarde Gelson... Parabéns pelo ótimo tutorial... Aproveitando, gostaria de questionar como colocar a câmera IP para enviar emails (vinculados ao alarme de presença). Tenho uma idêntica a sua (também chinesa) e já funcionando tanto pela rede interna (WIFI) como também já disponibilizada, via DynDNS para internet. Porém estou com dificuldades em configura-la para "Mail Service Settings". Utilizando o e-mail do Yahoo, não funciona... configurações (segui este tutorial: http://cameraipfoscam.com.br/email-alarme-em-camera-ip-wireless-foscam/)...
    Sender npontes@yahoo.com.br
    Receiver 1 npontes@hotmail.com
    Receiver 2
    Receiver 3
    Receiver 4
    SMTP Server mail.yahoo.com.br
    SMTP Port 25
    Need Authentication (selecionado)
    SMTP User npontes@yahoo.com.br
    SMTP Password *******

    Se puder dar uma esclarecida eu agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce esta tentando conexoes na porta 25. Isso é bloqueado na Internet Brasileira, para eviar spams. Veja mais em http://www.tecmundo.com.br/spam/31772-brasil-bloqueia-porta-25-de-servidores-de-email-a-fim-de-diminuir-spam.htm

      A dica é usar a porta 587, se o Yahoo suportar ela.

      Excluir
  91. Olá Gelson, tudo bem?

    Navegando pelo fórum do guia do cftv, vi que você tem um conhecimento muito vasto nesta área.
    Gostaria de saber se você pode me ajudar.
    Estou com 3 câmeras wifi da foscam, sendo 2 delas FI8903W e 1 FI8918W
    Consegui configurar as 2 FI8903W com acesso a internet sem fio pelo dlinkddns configurando portas, tudo OK.
    Fiz o mesmo com a FI8918W mas não consigo acesso pela internet quando ela está pelo wifi ,pois quando coloco o cabo de rede ela funciona normal pela internet.
    Você sabe me dizer o que pode ser?

    Agradeço sua atenção

    ResponderExcluir
  92. Lembre-se que o IP da placa Wi-Fi é diferente do IP da placa cabeada. Voce precisa fixar o IP do Wi-Fi e depois redirecionar as portas para ele. Provavelmente voce configurou tudo para o IP da rede cabeada.

    ResponderExcluir
  93. Boa noite Gelson... Estou com um problemao ... Comprei uma camera da Wanscam JW0011. Num primeiro momento, tudo funcionou perfeitamente via cabo e wireless, inclusive via iphone. Depois disso, tentei fazer a configuracao atraves do no-ip e sem querer, acabei colocando a confifuracao da camera com ip dinamico. Apos isso, nao consigo mais acessar a camera, seja via cabo ou wireless ou iphone. Mesmo utilizando o Advanced IP Scaner, nao consigo 'ver ou achar" a camera. Ja tentei desligar tudo (modem da Vivo e roteador Cisco E4200), bootar a camera atraves do botao e nada. Parece que a camera esta funcionando, pois as luzes verde e laranja no rotedor acendem ao conecta-la, e quando eu booto a camera, veja que as luzes se apagam e acendem em seguida, aparentemente se comunicando. Alguma ideia ? Sinceramente vc eh a minha ultima esperanca!!!! Desde ja agradeco imensamente a ajuda ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce pode entrar nas configurações de dhcp do roteador e ver quais IPs foram fornecidos aos dispositivos. Voce também pode fixar um IP para o MAC address da camera da forma que mostrei no passo 1 do tutorial.

      Se isso nao funcionar, então o problema é que a camera deve estar com IP fixo, só que de outra rede. Neste caso, somente um full reset resolveria. Desligue a camera, aperte o botao de reset, ligue a camera e mantenha pressionado o botão por uns dez segundos.

      Excluir
  94. Parabéns Cara! muito bom teu poster!!

    ResponderExcluir
  95. Gelson quando eu clico em redirecionamento de portas so fica carregando e nao abre por favor me ajude?!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No modem PowerBOX isso não devia acontecer. Já experimentou resetar o modem/router?

      Excluir
  96. Boa Noite Gelson, parabéns pelo post!
    Consegui fazer as configurações quase por completo, coloquei o IP da câmera como público, liberei a porta de acesso dela, criei um domínio DDNS no DynDns.org, pois meu roteador só é compativel com ele...mas o problema está quando entro fora da rede aparece o a telinha de login, coloco usuário e senha conforme configurado no DVR e não entra, você saberia me ajudar? Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a tela de login aparece então toda a configuração de rede, redirecionamento etc está ok. Deve ser um problema com o login/senha mesmo. Voce falou em DVR; infelizmente não tenho experiencia com esses equipamentos. Só testei com a camera mesmo.

      Excluir
    2. bom dia: o ip real sempre muda qdo falta energia ou por qq outro motivo o modem é reiniciado. tem como acessar a interface do modem REMOTO e saber o novo ip ?

      Excluir
    3. É por isso que você deve registrar um hostname no DNS Dinâmico, conforme eu explico no passo 4 do tutorial. O IP vai mudar, mas o hostname será sempre o mesmo e atualizado com o novo IP automaticamente, assim você poderá acessar a câmera ou modem remotamente.

      Excluir
  97. Olá gelson Boa noite, muito bom seu tutorial.
    tenho um modem zte zxdsl 831 e um roteador tp link tl-wr841n, fiz tudo como está no tutorial, já revisei várias vezes, mas quando faço o teste no site www.canyouseeme.org, da erro, fiz o direcionamento de porta no roteador para a camera, terei que fazer o direcionamento de porta no modem também?
    outra dúvida, vou usar a câmera ip via wifi, terei que fazer direcionamento de porta para o ip fornecido pelo roteador ou para o ip fixo da câmera?
    obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o modem e o roteador são equipamentos separados, voc~e tem duas opções:
      1) Faz o redirecionamento em ambos e fica com duplo NAT ou
      2) Coloca o modem em modo BRIDGE e passa a autenticar o PPPoE pelo roteador. Eu recomendo a segunda opção, veja mais detalhes em comentários anteriores.
      Quando ao IP da camera eu não entendi a pergunta, por que voce deve fixar o IP da camera independente da conexao ser via cabo ou wi-fi. Quando voce fixa o IP, o roteador não irá fornecer outro.

      Excluir
  98. Olá Gelson, peço-lhe a gentileza de esclarecer a seguinte dúvida. Tenho um modem/router Technicolor (antigo Thonson TG580) fornecido pela GVT. Como o sinal wireless estava muito fraco, comprei um roteador TPLINK 841N, desabilitei a rede wireless e o DHCP do modem fornecido pela GVT deixando habilitados o DHCP e WIRELESS do roteador a fim de se evitar conflito de rede. Minha dúvida é a seguinte: onde devo abrir a porta para redirecionamento? No modem GVT ou no ROTEADOR TPLINK já que a câmera recebeu IP fornecido pelo roteador? Grato Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, eu já respondi essa pergunta várias vezes aqui nos comentários. Quando voce tem mode e roteador em equipamentos separados, voce precisa colocar o modem em modo BRIDGE pois assim somente o roteador fará o NAT e o encaminhamento de portas. Veja os comentários anteriores.

      Excluir
  99. OLA CARO GERSON SANTOS.PRECISO DE SUA AJUDA SE FOR POSSIVEL.
    MINHA INTERNET É SPEEDY TENHO UM MODEM ROTEADOR DA VIVO,DVR FVN FIZ TODOS AS CONFIGURAÇOES,CRIEI UM IP N0-IP USO UM GRATIS ZAPTO.ORG.
    SO QUE O IP DA INTERNET MUDA TODO O DIA AI NAO CONSIGO ACESSAR AS CAMERAS VIA WEB E NWM PELO CELULAR TENHO SEMPRE QUE VER MEU IP E RECONFIGURAR TUDO DE NOVO,AS VEZES VIAJO E NAO TENHO COMO ACESSAR POIS NAO TEM NINGUEM EM CASA,PRA ME PASSAR O NOVO IP DA INTERNET.ME AJUDA POR FAVOR.JA PAGUEI PRA UM CARA VER ISSO PRA MIN ELE ME COBROU 100,00 REAIS E CONTINUA O MESMO POBLEMA.EU CONSIGO ENTRAR NAS CONFIGURAÇOES DO MODEM DA VIVO MAS NAO SEI COMO CONFIGURAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce precisa configurar o cliente do DDNS que voce usa, neste caso o zapto.org. Não sei se seu modem/roteador é compativel com ele. Eu uso o no-ip.org por que o meu modem/roteador é compativel e assim atualiza o IP sempre que ele muda. Veja novamente o passo 4 do tutorial e tente adaptar para o zapto.org. Se nao der, eu sugiro usar o no-ip.org pois ele também é gratis.

      Excluir
  100. Meu cenário:
    Ip Câmera ligada direto com um roteador Dlink dir600:
    Modem: Velox 1 mega manda a internet para esse router.
    Roteador Dir 600: roteando para um segundo router Aquário 3g n150:
    Porém o cenário é o seguinte; não há problema do ponte vista da internet, funcionando bz.
    O que me falta é uma orientação como configurar a ip câmera vimicro, no entanto não há problema sobre seu funcionamento na rede local.
    De ante-mão estou temeroso de mexer na configuração do modem velox, já no roteador posso arriscar.
    Então alguém se habilita a me orientar a configurar para ver na internet e monitorar minha residência?

    Obs. Já me cadastrei no servidor ddns No-ip...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilberto, todos os seus equipamentos são diferentes do meu, então não tenho como dar instruções específicas. Minha sugestão é seguir o tutorial e adaptar conforme necessário.

      Excluir
  101. Tenho uma foscam FI8910w e estou com o problema do acesso remoto, ela funcionou com o provedor NET usando a porta 80, mais quando tento conectar com o provedor GVT nao consigo, já tentei mudar a porta mais o router

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A GVT com certeza bloqueia a porta 80. Use 8080, comigo funciona perfeitamente.

      Excluir
  102. PARABENS PELO ARTIGO, ESTÁ SENDO MUITO UTIL.
    MEU ROTEADOR É DA MARCA INTELBRAS, EU NAO ENTENDI COMO FAZER NO ITEM 3 (REDIRECIONAMENTO DE PORTAS) DO SEU ARTIGO POIS A TELA É BEM DIFERENTE
    SO ENCONTRO PORTA INICIAL - PORTA FINAL, COLOQUEI 8080-8080, ENDEREÇO IP LAN EU COLOQUEI O IP DA CAM
    O QUE DEVO COLOCAR EM: ENDEREÇO IP DO HOST DMZ?

    Muito Obrigado!
    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  103. Eu não conheço o roteador Intelbras e você não forneceu o modelo do mesmo, assim eu sugiro que voce veja o tutorial de redirecionamento de portas que a Intelbras dispolibiliza em seu site:
    http://www.intelbras.com.br/arquivos/tutorial/INET/WRN240/Redirecionamento%20de%20Portas/Redirecionamento.htm

    Tomara que ajude.

    ResponderExcluir
  104. Gelson, antes de qualquer coisa, parabéns pelos seus conhecimentos e pela paciência em ajudar. Tenho uma camera "genérica" que imita a Foscam e um roteador DL 524. A camera esteve funcionando por mais de ano, instalada em meu comércio, utilizando o software que a acompanhou, acessando o servidor nnnn.ipcam.hk de Hong Kong, a imagem era mais ou menos e o som péssimo, mas funcionava. Semana passada este servidor foi desligado e não há mais sinal de vida. Não atualizei o firmware da camera, permanece o original. Quando ela funcionava utilizava a porta 81. Ativei a porta 8080 no local, e vim pra casa testar, consigo entrar na configuração do roteador, mas imagem que é bom nada. Onde é que eu estou errando? Antecipadamente agradeço. Regis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regis, o roteador Dlink 524 não é um modem ADSL, portanto eu assumo que voce tem também um modem na rede (DSL ou Cable). Por acaso o modem está trabalhando em modo BRIDGE? E no roteador, voce fez todas as configuracoes de encaminhamento de portas?

      Excluir
  105. Gelson, problema resolvido, mantive a configuração original, que usava a porta 81, criei uma conta no NoIp e informei a porta 81 no "Port 80 redirect" e funcionou. Também descobri que é possível confirmar o funcionamento da câmera no local (não utilizando o endereço de rede local), sem ter que pedir para alguém conferir o funcionamento remotamente, basta digitar o endereço da câmera e porta em um servidor proxy anônimo, como o www.kproxy.com que funciona, mas isso você já deve saber... Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que funcionou. Ótima dica essa de usar um proxy público para testar o acesso externo!

      Excluir
  106. Amigos parabens pelas dicas!!
    Me respondam uma coisa só: por que quando eu digito o IP da rede lá no site KPROXY eu consigo visualizar A CAMERA, mas quando eu digito o hostname que criei lá no NO-IP que por sinal está atribuido ao ip da rede, da mensagem de erro???

    ResponderExcluir

Atenção! Seu comentário não será exibido imediatamente, pois todos são moderados. O objetivo é apenas evitar o SPAM e uso de linguagem inapropriada. Não há necessidade de repetir seus comentários!