quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Teclado ABNT sem interrogação e barra

O Problema: 
Nesta semana descobri que os novos notebooks vendidos no Brasil com teclado padrão ABNT estão saindo de fábrica sem a tecla "? /". É isso mesmo, a tecla dedicada a estes dois caracteres, muito usados em qualquer idioma, simplesmente foi abolida do teclado. Agora, para digitá-los é preciso uma ginástica com os dedos, apertando simultaneamente AltGr + W para digitar um "?" ou AltGr + Q para digitar um "/". Ridículo, não? Veja só a foto do teclado do netbook Asus 1015 PEM (clique na imagem para ampliar):


Para piorar ainda mais, a sequencia AltGr + W é equivalente a Control + Alt + W, que é muito usada como atalhos em alguns programas (por exemplo, no ambiente de programação Eclipse) gerando conflitos com aqueles programas.
Inicialmente achei que era uma limitação dos netbooks baratinhos de origem asiática, pois percebi esse "detalhe"  enquanto ajudava minha esposa a escolher o seu netbook. Porém, examinei modelos mais sofisticados disponíveis nas lojas e percebi que Sony Vaio, LG, Samsung, MSI, Acer e outros já adotaram o teclado sem a tecla "? /". Parece que apenas a Dell e a HP ainda não aderiram.

A Solução:
Felizmente, existe uma solução fácil para o problema. Reparem que os teclados de qualquer computador moderno possui uma tecla "Menu" dedicada ao "menu de contexto"  do Windows (aquele menu que aparece quando se clica em algum lugar com o botão direito do mouse). Bem, ocorre que eu sempre uso o botão do mouse e jamais apertei aquela tecla. Também não conheço ninguém que faça uso dela. Esta tecla fica geralmente do lado direito em baixo, próximo de onde a tecla "? /" deveria estar. Assim, basta redefinir a função da tecla "Menu" transformando ela na "? /".

Como fazer no Windows:
1) Baixe e instale o programa SharpKeys disponível neste endereço: http://www.randyrants.com/sharpkeys/
2) Execute o programa e clique em ADD.
3) Na lista da esquerda (Map this key) selecione "Special: Application (E0_5D)".
4) Na lista da direita (To this key) selecione "Unknown: 0x0073 (00_73)".

O resultado fica assim:


5) Clique em " Write to Registry".

Agora é só reinicializar o Windows e usar a tecla normalmente, ou seja: Menu para digitar um "/" e Shift + Menu para digitar um "?". Se preferir, você pode colar um adesivo na tecla para identificá-la, ou usar um "Letraset"  branco para adicionar os caracteres nela. Existem também adesivos para teclados que são vendidos no Mercado Livre e servem para trocar o layout de um teclado americano para o brasileiro ABNT, mas eu acho um desperdício comprá-los para usar apenas uma tecla.

Se você achou essa dica útil, por favor deixe um comentário abaixo.


27 comentários:

  1. Olá!

    Excelente post!

    Essa dica dá uma solução realmente definitiva para esses problema. Muito objetiva, inteligente e prática.
    Gelson, você está de parabéns!
    Mas, uma coisa está me incomodando, como esses fabricantes, que produzem produtos de tecnologia de nível internacional, cometem um erro tão grotesco como esse?
    Ou será que foi mesmo de propósito?
    Qual seria a explicação?

    Um abraço a todos,

    Aguinaldo Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não sei explicar Aguinaldo. Não consigo acreditar que seja redução de custos, afinal UMA TECLA não deve custar mais do que 1 centavo para ser produzida.

      Excluir
  2. Olá,
    Acabo de comprar um ultrabook Samsung e descobri que também não possui a tecla da interrogação e da barra... vai entender!!

    Encontrei sua solução no Google, porém meu ultrabook TAMPOUCO possui a tecla menu. Alguma forma de contornar isso, Gelson (interrogação)

    Grato!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, removeram MAIS UMA tecla??!! Bom, você pode mapear qualquer outra tecla para funcionar como a "? /", basta selecionar a nova tecla no lado esquerdo da janela do SharpKeys. O problema vai ser achar outra tecla inútil no teclado, próximo de onde a "? /" deveria estar.

      Excluir
    2. Amigo vc pode usar a opção : "segura ALT e digita 63" para imprimir a interrogação e "segura ALT e digita 303 para imprimir barra direita" ,
      também, se estas teclas ficam como na foto acima entao e só usar CTRL+ALT+Q = '/' ou CTRL+ALT+W = '?' aqui tem mais detalhes http://www.contraailusao.blogger.com.br/TECLASDEATALHO.htm

      Excluir
  3. foi util saber que deveria apertar alt Gr ..tudo se acostuma ..mas é um horror mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Informação muito útil. Eu não tinha tentado manter pressionada a tecla Alt Gr. Eu não entendo o motivo de não manter padronizado. Fica complicado escrever quando muda de notebook. Sou a favor da padronização e de manter a tecla ?/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu também não entendo por que removeram a tecla. Ainda bem que a solução eu eu mostrei no artigo funciona direitinho. Atualmente eu uso tanto o Netbook Asus da foto quanto um Notebook LG A530 e em ambos eu reprogramei a tecla "menu" para funcionar como "?/". Estou tão acostumado que nem noto mais o fato da tecla mostrar aquele quadradinho branco ao inves dos caracteres.

      Excluir
    2. Excelente. Rapido e objetivo. Valeu! /?/?

      Excluir
  5. Muito obrigado mesmo pelo tutorial Gelson. Eu não tive problemas com notebook mas sim com o teclado Kb-0225 da Lenovo que simplesmente, no windows 7, não reconhece a tecla do interrogação. Acompanhei seu tutorial e troquei as funções, show. De fato aquela tecla do menu era inútil, agora é um excelente substituta.
    Mais uma vez obrigado.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom!!!!! Muito muito obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  7. nao consegui resolver a questao do ponto de interrogacao!!
    no meu é com ctrl alt w... nao consegui usar esse aplicativo como eu resolvo??? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ctrl+alt+w é equivalente a altgr+w por isso voce deve usar exatamente como mostrado no artigo!

      Excluir
  8. Gelson, bom dia!!!

    Também comprei um ultrabook samsung...
    Ainda estou em processo de conhecimento e exploração da máquina...
    Quanto tempo dura a bateria do seu ultrabook?

    Ouvi algo em torno de 6 horas...
    Procede???

    ResponderExcluir
  9. Perfecto!!! O meu Dell existe a tecla dedicada /?°, porém havia sumido ao atualizar para o W8.
    Tive que fazer dois passos pois alterou a tecla ;: para /?°, então cadastrei a dedicada de ;: que estava no programa como 0x0073 (00_73) e ficou tudo sussa.

    Detalhe: Caso tenham uma tecla dedicada /?°, ela aparece como Right Ctrl (E0_1D) e basta passar para a tecla da dica do Gelson

    Abs e boa sorte!
    Cabelo

    ResponderExcluir
  10. João - Porto Alegresexta-feira, 28 junho, 2013

    Muitíssimo obrigado por teres postado tua resolução para o problema. Quebrou meu galho aqui com o problema idêntico com teclado de notebook Asus. Valeuzão!

    ResponderExcluir
  11. UFA ! Vc resolveu meu problema Obrigado

    ResponderExcluir
  12. Olá Gelson,

    Estou com um problema semelhante. A tecla 8* do meu computador, quando acionada, está digitando 0 ou ). a tecla 0 continua funcionando normalmente.

    Você sabe como solucionar esse problema?

    Obrigada!

    Nathália

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que estranho. Isso começou de repente ou sempre foi assim?
      Experimente abrir o Sharpkeys e verifique se não existe um mapeamento da tecla 0) em cima da tecla 8*.
      Voce tambem pode confirmar no windows se está usando o layout de teclado ABNT2. Estou supondo que seu computador é vendido no Brasil e tem a tecla Ç

      Excluir
  13. Muito bom! Sério, ainda não tou acreditando que poderia ser solucionado... parabéns pelo post! Tenho certeza que ajudou muitas pessoas com esse problema. Abraço e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  14. cara, muito obrigada! comprei um notebook vaio no paraguai hoje e tava surtando com isso. porém eu queria transformar essa tecla menu em acentos (agudo e tio) em vez de interrogação e barra. que código devo usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, o problema é que no teclado ABNT não existe uma tecla para agudo e til. A tecla existente é circunflexo e til que corresponde ao código 00_28. Existe também a crase e agudo (00_1A). Esses são os códigos que voce pode tentar no campo To This Key. Mas lembro que só funcionará no teclado ABNT. Seu notebook provavelmente possui outro teclado, certo?

      Excluir
  15. Gelson,

    Te agradeço pelo post! Você me salvou!

    Perfeito!

    ResponderExcluir
  16. Gelson,

    Perfeito! Obrigada pelo post! Me salvou!

    ResponderExcluir
  17. Excelente post! Funcionou com o windows 7 e o windows 10. Obrigado por ajudar! =)

    ResponderExcluir

Atenção! Seu comentário não será exibido imediatamente, pois todos são moderados. O objetivo é apenas evitar o SPAM e uso de linguagem inapropriada. Não há necessidade de repetir seus comentários!